SOCIOLOGIA


                            Trabalho : Violência Escolar





A agressão escolar é influenciada por fatores individuais, familiares e ambientais. Entre os fatores individuais encontramos a questão do temperamento, do sexo, da condição biológica e da condição cognitiva. 
A família influi através do vínculo, do contexto interacional (das interações entre seus membros), da eventual psicopatologia ou desajuste dos pais e do modelo educacional doméstico. Na ausência de um pai ou pela presença de um pai violento. Essa situação pode gerar um comportamento agressivo nas crianças e levá-las à violência quando adolescentes. 
A televisão, os videogames, a escola e a situação socioeconômicas podem ser os elementos ambientais relacionados à conduta agressiva. 
Nos fatores individuais na maioria das vezes a desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos.  A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza seria geradora de personalidades destrutivas
Em resumo, as causas do bullying podem residir nos modelos educativos a que são expostas as crianças, na ausência de valores, de limites, de regras de convivência; em receber punição ou castigo através de violência.

Uma das maneiras de acabar com essa violência é investir na consolidação de uma equipe unida e determinada, na formação de professores, na aproximação com a comunidade e no acompanhamento dos jovens usuários de drogas ou com dificuldades de aprendizagem. Com isso, criaram uma barreira muito mais duradoura e eficiente do que a formada por grades e cadeados.

Um comentário:

  1. Vivemos esperando dias melhores, melhores no amor, melhores na dor ... melhores em tudo!
    Prof. Helen

    ResponderExcluir